“Com sabedoria se constrói a casa, e com entendimento ela se fortalece. Pelo conhecimento seus cômodos se enchem de toda espécie de bens preciosos e desejáveis” – Pv 24:3-4
Conhecimento é o resultado de perceber, considerar, avaliar. É compreender o que envolve a situação, o plano. A fé deve ser incluída neste processo, pois não somos capazes de prever o futuro e todas as circunstâncias e apenas a racionalidade não nos permitirá crescer e vencer os desafios e medos.
Quem somente observa o vento, as chuvas e o sol, não plantará e assim não colherá os frutos.
“Encher de toda a espécie de bens” significa viver em boas circunstâncias, ter uma vida melhor. É a ideia de ter um caminho mais tranquilo e próspero.
É desejável e até necessário compreender que a prosperidade é boa e que a pobreza não é sinônimo de humildade. Mas, também é necessário compreender o que é prosperidade e quais os limites para uma fé saudável. Como está escrito: “Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência” – Pv. 23:4
É necessário preparar-se antes de edificar uma casa. Como está escrito:– “Cuida dos teus negócios lá fora, apronta a lavoura no campo e, depois, edifica a tua casa” – Pv. 24:27. A ideia aqui não é de abandonar sua casa para prosperar, mas de se preparar para a constituir.
Devemos aprender a:
a) Construir com sabedoria.
b) Fortalecer com entendimento.
c) Crescer pelo conhecimento.
Compartilhe seu testemunho, histórias reais de fé, situações engraçadas envolvendo a sua fé e coisas que você tem praticado que reflitam sua fé na prática.
Contar História