Você confia em políticos?
É inegável a impopularidade dos políticos e também as controvérsias entre pensamentos políticos, além da pressão que os governos exercem sobre o povo com legislações, taxas e impostos, criando um grande desgaste na sociedade e nas famílias.
Apesar dessa desconfiança, muitos entregam sua esperança aos políticos e nas políticas públicas como forma de resolver muitas questões que parecem difíceis demais para lidar.
A Bíblia não se omite quanto a estas questões e encontramos em Mateus 9:9-13 o relato do chamado de um coletor de impostos chamado Mateus:
“Saindo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: “Siga-me”. Mateus levantou-se e o seguiu. Estando Jesus em casa, foram comer com ele e seus discípulos muitos publicanos e “pecadores”. Vendo isso, os fariseus perguntaram aos discípulos dele: “Por que o mestre de vocês come com publicanos e ‘pecadores’?” Ouvindo isso, Jesus disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores”.
Mateus era judeu e sua reputação era ruim perante seu povo, pois era responsável perante o governo romano pela cobrança de pesados impostos que os oprimiam. Ao mesmo tempo, não era também bem-visto pelos romanos por ser um traidor do seu povo.
Esta situação causava um grande peso no coração de Mateus. Quando Jesus o vê na coletoria dos impostos e o chama, Mateus imediatamente o segue. Mas, as críticas sobre suas ações ainda pesavam sobre ele. E a palavra de Jesus para eles foi: Desejo misericórdia!
Cada um de nós, incluindo os políticos, será julgado por suas ações e teremos consequências sobre elas. Nossa fé não deve estar baseado no que homens podem ou não fazer, em políticas ou sistemas, mas nossa esperança deve estar depositada naquele que é justo, amoroso e misericordioso e nos chama para segui-lo.
Mateus entendeu que vale bem mais a graça de Jesus Cristo do que toda a riqueza que ele poderia ajuntar.
Quem conhecia Mateus por dentro e sabia o que estava em seu coração?
………………
A canção “Mateus dos impostos” da cantata Eram Doze retrata poeticamente esta controvérsia no coração de Mateus. Vale a pena ouvir:
Compartilhe seu testemunho, histórias reais de fé, situações engraçadas envolvendo a sua fé e coisas que você tem praticado que reflitam sua fé na prática.
Contar História